domingo, 10 de junho de 2012

Alimentação saudável



Alimentação saudável
A alimentação saudável é uma grande aliada para viver-se mais e melhor. Quem tem preocupação com a saúde não tem como esquecer de caprichar nas escolhas dos alimentos. Atualmente vivenciamos uma grande transição alimentar, onde deixou-se de consumir alimentos naturais para sermos bombardeados de alimentos industrializados, com conservantes, aromatizantes, agrotóxico e etc. Mas a matéria-prima para o nosso organismo funcionar adequadamente são os nutrientes, que infelizmente estão sendo esquecidos na alimentação moderna. Nada como uma quantidade adequada de vegetais e frutas para ajudar o nosso corpo excretar tudo o que não presta. Mas atualmente são minorias na mesa da população, o que faz aumentar o risco de contrair doenças.
A alimentação saudável não é só salada com peito de frango grelhado. Existe uma combinação deliciosa de alimentos. Basta estar aberto para conhecer mais sobre eles e ter vontade de fazer uma mudança de comportamento alimentar. 
Ter uma Alimentação Saudável significa que precisamos consumir em quantidades adequadas todos os grupos alimentares. Para isso contamos com a Pirâmide Alimentar
Na base da Pirâmide encontramos os carboidratos que são responsáveis por trazer energia ao nosso corpo. É essencial consumir esse grupo no café da manhã, almoço e jantar.
 * É essencial consumir esse grupo no café da manhã, almoço e jantar. Caso contrário afetará no rendimento e disposição ao longo do dia. As fibras irão ajudar na regulação do intestino, controle de gorduras ruins no sangue e liberar o açúcar no sangue aos poucos, o que colabora com a prevenção da Diabetes tipo 2.
Na segunda linha da Pirâmide encontramos os alimentos reguladores e protetores do organismo (os vegetais).
* Precisamos de 4 a 5 porções de vegetais por dia para evitarmos doenças crônicas e alguns tipos de cânceres. Contamos como 1 porção sendo 1 pires, portanto precisamos de no mínimo 1 prato de salada crua e 1 pires de vegetais cozidos no almoço e no jantar. É muito importante variar as cores dos vegetais. Quanto mais colorido, mais nutritiva será a refeição.
Nessa mesma linha temos as frutas. Para uma pessoa sem Diabetes é necessário de 3 a 5 porções de frutas por dia. Mas preste atenção ! Não devemos consumir frutas à vontade. Elas são ótimas para a saúde, mas possuem açúcares que em excesso podem contribuir para o aumento de peso.
Na terceira linha encontramos as proteínas que são importantes para a constituição dos nossos tecidos são elas: as carnes e derivados de origem animal como leite, queijos, embutidos.... No topo da pirâmide encontramos as gorduras. Precisamos de 1 a 2 porções por dia. *Ela é importante por ser precursoras dos nossos hormônios, protegerem o corpo contra choques mecânicos e controlam a temperatura do nosso organismo. Em relação aos temidos doces podemos consumir esporadicamente. Precisamos evitar aqueles que vão creme de leite, leite condensado, farinhas e açúcares. *De preferência matar a vontade com doces de compotas de frutas, frutas secas e oleaginosas.
Concluindo para termos uma alimentação saudável devemos seguir a pirâmide alimentar, assim além de controlar o peso estaremos bem nutridos e mais resistentes para enfrentar o dia a dia.
 OBS: Cada parte destacada em laranja do texto  significa uma explicação que o professor deve dar aos alunos a  respeito do assunto.

1º- Pegue um papel e coloque em tópicos o que você considera ser uma alimentação saudável. 
2º- Dar xerocada a pirâmide alimentar para os alunos e depois com recortes de revistas, jornais  e figuras tiradas da internet montar uma pirâmide em cartaz para ficar exposta na sala de aula.


Atividades para o caderno:
3º- Coloque V se a informação for verdadeira e F se for falsa.
(  ) Uma boa alimentação dá energia para o corpo funcionar bem.
(  ) Tenho que comer muito para ter saúde.
(  ) Só preciso comer se estiver com fome.
(  ) A alimentação deve ser nutritiva, variada e em quantidade suficiente para ajudar no
crescimento e desenvolvimento do organismo.
4º- Copie as frases e responda:
– Marcos comeu bife, salada, arroz, feijão maçã e tomou suco de laranja.
– Rita comeu macarrão e bebeu refrigerante.
– Paulo comeu bastante salada, ovo e bebeu um copo de leite.
Quem você acha que comeu bem? Por que?
5º- Conteúdo teórico (após a atividade)
Existem diferentes tipos de alimentos e, segundo a ORIGEM, podem ser divididos em
vegetal, animal e mineral. Os alimentos de origem vegetal são todos aqueles que se originam de plantas tais como:
Cereais (que são grãos que nascem em espigas). Exs: arroz, milho, aveia e trigo;
Todos os tipos de frutas, verduras (incluindo “legumes”, termo vulgar que se refere aos vegetais que se come cozidos) e feijões.6
Os alimentos de origem animal são todos aqueles que têm como origem qualquer tipo de animal. Exs.: todos os tipos de carnes (frango, boi, peixe, etc.), leite, iogurte, queijo, ovo, etc.
Os alimentos de origem mineral são aqueles que se originam naturalmente da camada da Terra e são a água e o sal.
Quanto às FUNÇÕES, os alimentos são divididos em construtores, reguladores e energéticos:
Os construtores são os alimentos ricos em uma substância chamada proteína,responsável pela “construção” dos músculos. Exemplos de alimentos construtores são: carne de vaca, frango, peixe, ovo, leite e derivados.
Os alimentos reguladores são ricos em minerais, vitaminas e fibras, substâncias que “regulam” ou controlam tudo o que acontece no organismo (reações). Exemplos de alimentos reguladores: verduras e frutas.
Os alimentos energéticos são aqueles ricos em substâncias denominadas carboidratos e gorduras, que fornecem energia ao organismo. Exemplos: massas, pães, doces, cereais (arroz,milho, aveia), etc.
É importante comer alimentos de todos os tipos uma vez que possuem funções diferentes.
A água não está incluída nos grupos mas é também muito importante. O consumo de água deve ser, no mínimo, de 8 copos cheios por dia.
Mas devemos saber fazer boas escolhas, Ter bons hábitos e seguir algumas orientações que podem ser resumidas em variedade, moderação e equilíbrio:
*Fazer um esquema no quadro para os alunos entendam cada um dos tópicos
Variedade: comer diferentes tipos de alimentos;
Moderação (controle): comer a quantidade de alimentos adequada para você (de acordo com o seu tamanho, idade, atividade física, etc.); Alimentar-se bem não significa comer demais.
Equilíbrio: reúne as duas características citadas anteriormente, ou seja, comer alimentos variados, tendo cuidado com as quantidades (“comer de tudo um pouco”).
Outras recomendações:
Variar as frutas e verduras não apenas quanto ao tipo mas também quanto às cores, (presença de diferentes tipos de substâncias, quanto mais colorido mais bonito e mais saudável! )
Consumo controlado de alimentos gordurosos, frituras, doces e sal;
*Não podemos é claro exceder no consumo de água se não estamos com sede, lembrem que nossas células não conseguem eliminar a água tão rapidamente e com o consumo exagerado de água comprometemos o bom funcionamento dos rins.  
6º- Bingo de rótulos
Em um pedaço quadrado de cartolina colar diferentes rótulos de alimentos,  lembre que deve ser  quatro colunas e quatro linhas para traçar uma linha  ao fazer bingo,  a professora vai dizendo os nomes e a cada linha completa pelo aluno este fará bingo e é premiado com um pirulito por exemplo. Abaixo segue um exemplo de bingo.












7º Procurar o significado das palavras de difícel compreensão dos textos e com o auxílio do dicionário explicá- las no caderno.
8º - Solicitar que os alunos sigam  o link abaixo na sala digital :
<a href='http://amigasdaedu.blogspot.com.br/2011/08/livrinho-alimentos-saudaveis.html'>LIVRINHO ALIMENTOS SAUDÁVEIS!!!</a>
9º- Com o auxílio  do livrinho reaproveitando as sobras dividir a turma em grupos e distribuir uma receita para cada grupo que ficará encarregado de tentar fazê-la. Após será feito um “bufet” com as receitas feitas e apresentadas na escola.
OBS: Já fiz isso em uma aula em outra época  e foi um sucesso por isso acho válido fazer novamente. Abaixo segue a reportagem sobre o desenvolvimento dessa atividade.
 
10º- Atividades variadas sobre alimentos para imprimir:








Obs: Os jogos das sugestões podem serem feitos em tamanho maior, jogados em duplas ou grupos de 4 alunos no máximo.
As explicações destacadas em laranja e com * indicam que o professor deve fazer pausas e explicar o texto dialogando com os alunos acerca do assunto.
11º- Fazer uma pesquisa sobre os rótulos dos alimentos quantidades de vitaminas, nutrientes proteínas... Também pode ser acrescentados uma pesquisa  de preços e trabalhar matemática ( lembrando sempre que tudo é a nível de séries iniciais mais propriamente o 4º ou 5º ano. 
Abaixo segue o link do blog onde foram postados os textos:

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